O que é SEO?
O que é SEO?
Otimização para mecanismos de pesquisa ou SEO (Search Engine Optimization) é uma série de estratégias e técnicas para reforçar e aumentar o posicionamento de um Blog, Site ou Loja Virtual na primeira página do Google.
Gerando assim mais acessos orgânicos para o domínio, mais compras, envio de formulários, agendamentos e conversões com Leads qualificados.
História do SEO
Os webmasters começaram a otimizar os sites em meados de 1990,inicialmente, todos precisavam apenas enviar a URL, aos vários mecanismos para rastrear a página, extrair links dela, e dar informações encontradas do domínio indexado.
Os donos de sites reconheceram o valor do SEO e da visibilidade nos resultados do Google, assim foram se formando os praticantes de SEO white hat (boas práticas) e também de SEO black hat (más práticas). O termo “Search Engine Optimization” começou a ser usado em 97. Bruce Clay foi um dos primeiros a popularizar esse termo.
Algoritmo do Google
Em 1998, Larry Page e Sergey Brin criaram o Google. Que desde sempre atraiu um público fiel com um design simples. Fatores fora da página (off-page) foram considerados, assim como fatores dentro (on-page) para possibilitar ao Google evitar qualquer tipo de manipulação na Busca que no começo só consideravam fatores on-page para definir os posicionamentos.
Indexação
Os maiores mecanismos de pesquisa, como Google, Yahoo! e Bing usam rastreadores (robôs) para indexar páginas para os resultados da busca no algoritmo.
O Google oferece a ferramenta para os webmasters chamada Google Search Console, para você enviar o mapa do site gratuitamente garantindo assim que todas as páginas sejam bem indexadas.
Técnicas Black Hat vs White Hat
As técnicas de SEO podem ser ter duas categorias: técnicas recomendadas (white hat) e aquelas técnicas das que os Buscadores não aprovam (black hat). Os otimizadores white hats sempre produzem resultados que duram muito tempo, já os otimizadores black hats acabam fazendo com que seus sites sejam banidos de forma temporária ou permanentemente quando o Algoritmo identificar as técnicas proibidas.
Estrátegias de Marketing Digital
O serviço e/ou consultoria de SEO pode não ser apropriado para todos, sendo que outras estratégias de marketing digital na Internet podem ser mais válidas, através de campanhas de Anúncios no formato pay per click (PPC), dependendo do tempo e investimento para gerar os resultados esperados.
O SEO pode sempre gerar um bom retorno do investimento. Porém, os buscadores não são pagos pelo tráfego orgânico, devido a isso seus algoritmos sempre mudam, e nunca há garantias de posicionamento na liderança.
Segundo o Eric Schmidt (ex-CEO do Google) em 2010, foram realizadas mais de quinhentas melhorias nos algoritmos. É considerada uma prática sábia para os otimizadores de websites se libertarem da dependência do tráfego pago, procurando criar cada vez métodos melhores para os mecanismos de pesquisa.
Mercado Internacional
As técnicas de SEO estão altamente sintonizadas com o mercado internacional. Os mecanismos de pesquisa variam de país para país, assim como a concorrência das palavras-chave. Em 2003, o Google representava por volta de 75% de todas buscas. Fora a participação do Google é maior, e continua sendo o motor de pesquisa mais usado no Mundo a partir de 2007.
A otimização de sites para mercados internacionais vai exigir uma tradução muito profissional, o registro de um nome de domínio .com e uma hospedagem otimizada que forneça a performance e segurança necessária.
De qualquer forma, todos os elementos fundamentais do SEO no Google são sempre essencialmente os mesmos, independentemente do idioma ou região.
Conclusão
Se você chegou até aqui descobriu bastante coisa sobre “O que é SEO?” espero ter ajudado a conhecer mais sobre esse assunto tão interessante.
Aprendendo as melhores técnicas de SEO, como aquelas que utilizamos na Metodologia Hina Otimiza você vai poder gerar cada vez mais acessos orgânicos para o seu negócio crescer no Google.
Fiquem ligados que nas próximas postagens trarei mais novidades, dicas, metodologias únicas e cases de sucesso reais para vocês aprenderem a dominar o SEO 100% na prática.